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LED ZEPPELIN
LED ZEPPELIN


Formação

 
Logotipo da banda em 1973.

Em 1966, Jimmy Page juntou-se a banda de blues-rock The Yardbirds, para substituir o guitarrista Paul Samwell-Smith, Page, logo trocou o baixo pela guitarra, ele e Jeff Beck desenvolveram juntos uma guitarra de dois braços[25]. Após a saída de Beck em Outubro de 1966, The Yardbirds estava cansados de tantas turnês e gravações, o grupo estava em declínio, Page queria formar um novo supergrupo com ele e Beck nas guitarras, Keith Moon e John Entwistle do The Who na bateria e baixo[26]. Os vocalistas Steve Winwood e Steve Marriott também foram considerados para o projeto. O grupo nunca foi formado, embora Page, Beck e Moon tenham gravado uma música juntos em 1966, "Beck's Bolero", em uma sessão que também contou com o baixista etecladista John Paul Jones[27].

Os The Yardbirds fizeram seu último show em julho de 1968 em Luton College of Technology, em Bedfordshire. Eles ainda estavam empenhados em fazer diversos concertos na Escandinávia, para o baterista Jim McCarty e o vocalista Keith Relf autorizaram Page e o baixista Chris Dreja a usar o nome de "The Yardbirds" para cumprir as obrigações da banda.

Originalmente a banda foi formada pelo guitarrista Jimmy Page e pelo baixista Chris Dreja em Julho de 1968 com o nome de "The New Yardbirds" de modo a conseguirem cumprir um contrato feito para a realização de concertos na Escandinávia, assinado antes do último concerto dos YardbirdsTerry Reid recusou a oferta de Page para ser o vocalista, mas sugeriu Robert Plant, conhecido pelo seu trabalho no grupo "The Band of Joy". Junto com ele veio o baterista John Bonham. Quando Dreja saiu para se tornar fotógrafo, John Paul Jones, estimulado pela esposa, procurou Jimmy Page, a quem conhecia por terem atuado juntos como músicos de estúdio, e se ofereceu para tocar baixo na nova banda. Oferta aceita, estava formado o quarteto que viria a se transformar em uma das mais bem sucedidas bandas de rock dos anos 70.

 
A capa do álbum Led Zeppelin mostra o dirigível Hindenburg após incêndio.

Após alguns concertos como "The New Yardbirds", a banda mudou o nome para Led Zeppelin. Esse nome surgiu depois que Keith Moon e John Entwistle comentaram que um "supergrupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck (que era a ideia original de Page) cairia como um "balão de chumbo" (do inglês "lead zeppelin"). A palavra "lead" é propositadamente mal escrita para que a pronúncia correta seja usada (também poderia ser lida como "lid", que lhe daria outro significado).[29][30]

Primeiros anos (1968-70)

 
Led Zeppelin tocando no Festival de Montreux em março de 1970.

Pouco tempo depois, em 14 de novembro de 1968, a banda anunciou seu novo nome e fez sua primeira apresentação na Universidade de Surrey, em Guildford, em 25 de Outubro de 1968[28][31], o grupo editou o seu primeiro álbum Led Zeppelin em 1969. Esse álbum resultava de uma combinação entre o blues, o rock e influências orientais com amplificações distorcidas, o que o levou a tornar-se um dos pivôs do surgimento doheavy metal,[2] embora Plant já tenha declarado injusta a taxação do grupo como heavy metal, já que aproximadamente um terço de sua música era acústica. No final dos anos 60 e início dos anos 70, a palavra heavy metal tinha uma conotação pejorativa, o que fez com que os artistas rotulados como heavy metal preferissem outros nomes como heavy rock, ou simplesmente rock and roll. O imediato sucesso do primeiro disco foi o pontapé de saída para a carreira da banda, especialmente nos Estados Unidos[6], onde eles haveriam de atuar frequentemente, e onde as vendas de seus discos foram suplantadas apenas pelos Beatles.

O álbum foi gravado em outubro de 1968, no Olympic Studios, em Londres, e lançado pela Atlantic Records em 12 de janeiro de 1969. O álbum foi criado e produzido por todos os quatro integrantes do grupo e estabeleceu a difusão entre blues e rock. A banda também criou um grande número de seguidores e devotados, com suas próprias canções de hard rock e som agradável; para eles, uma parte da contracultura em ambos os lados do Atlântico.

Inicialmente, o álbum tinha sido negativamente recebido pela crítica, mas foi muito bem sucedido comercialmente e, ao longo dos anos, passou a ser aclamado mundialmente, sendo considerado um dos maiores álbuns de todos os tempos: o 29º melhor álbum de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Aparece também na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

 
Bron-Yr-Aur, a casa de campo em Galês em que Page e Plant se mantiveram em 1970, para escrever muitas das faixas que apareceram em terceiro e quarto álbuns da banda.

Em seu primeiro ano, o Led Zeppelin completou quatro turnês nos Estados Unidos e Reino Unido[30], a banda aproveitou ainda para lançar seu segundo álbum, chamado simplesmente Led Zeppelin II[1], seguindo o mesmo estilo, e incluía o sucesso "Whole Lotta Love", que, conduzido pela secção rítmica, definia o som da banda. Gravado quase que inteiramente na estrada em vários estúdios norte-americanos, foi um sucesso comercial ainda maior do que o primeiro álbum e alcançou a posição número um nas tabelas dos Estados Unidos e do Reino Unido. O álbum tinha mais idéias desenvolvidas e estabelecidas do que o álbum de estréia, criando uma obra com um som direto que era "pesado e duro, brutal e direto" e que seria altamente influente e frequentemente imitado[33]. Steve Waksman sugeriu que Led Zeppelin II foi "o ponto de partida para a música de heavy metal"[34].

Led Zeppelin II promoveu a temas líricos estabelecidas no seu álbum de estreia, criando uma obra que se tornou mais amplamente aclamado e influente que o seu antecessor[1]. Com elementos de blues e música popular estilo em evolução, que também exibe a faixa de material musical de blues e seus derivados e guitarra riff baseada no som. É um dos álbuns mais pesados da banda[32].

No seu lançamento, Led Zeppelin II ganhou uma quantidade considerável de vendas e foi o primeiro álbum do Led Zeppelin a entrar para alcançar o número um no Reino Unido e Estados Unidos. Em 15 de Novembro de 1999, foi certificada 12x platina pela RIAA (Recording Industry Association of America) por vendas superiores a 12 milhões de cópias. Após a sua recepção inicial, ele foi reconhecido por escritores e críticos de música como um dos maiores álbuns de rock mais influentes e já registrado, entrando também na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Page e Plant, como outros músicos de rock do cenário inglês, tinham uma formação fortemente enraizada no blues. Assim, o primeiro álbum do Led Zeppelin continha muitas releituras de músicas de blues. Porém, os créditos vinham para os músicos da banda. A história se repete com "Whole Lotta Love", que apresenta grandes semelhanças com "You need Love", de Willie Dixon. A banda foi depois acusada de ter usado as letras sem as creditarem a Dixon, e só 15 anos depois, devido a um processo posto pela "Chess Records", foi feito um acordo e efectuado o pagamento devido, com Willie Dixon sendo creditado nas devidas músicas. Por fim, Dixon acabou se tornando amigo de Page e Plant.[1]

A banda também gostava do rock and roll estadunidense, tocando, por diversas vezes, músicas de Elvis Presley e Eddie Cochran em seus shows. As performances ao vivo do Led Zeppelin, com frequência, alcançavam 2 horas ou mais de duração, e em alguns casos, como no "Texas Pop Festival" de 1969, a banda chegou a tocar por 4 horas seguidas.

Para a gravação do seu terceiro álbum, Led Zeppelin III em 1970, a banda retirou-se para "Bron-Yr-Aur", uma cabana remota em Snowdonia, no País de Gales, sem electricidade ou água encanada[35]. Isto resultou num som mais acústico, o que gerou algumas críticas negativas na época.

Em Novembro de 1970, a "Atlantic Records" editou "Immigrant Song" em single, sem a autorização da banda e contra a sua vontade. Incluía no lado B "Hey Hey What Can I Do". Foram editados mais nove singles, sempre sem a autorização da banda, que via os seus álbuns como indivisíveis. A frustração da banda em relação aos singles provinha do seu empresário Peter Grant, que era um acérrimo defensor dos álbuns - e também devido ao fato de a gravadora Atlantic ter feito uma reedição de "Whole Lotta Love", que foi cortada de 5:43 para 3:10 minutos. Para além disso, a banda sempre evitou aparecer na televisão, preferindo que os seus fãs os vissem ao vivo.

"maior banda do mundo" (1971-75)

 
Plant e Page em conserto em Hamburgo, Alemanha em março de 1973 pouco antes do lançamento do quinto álbum do Led Zeppelin, Houses of the Holy.

As várias tendências musicais do grupo foram fundidas no seu quarto álbum, que não possui qualquer título oficial mencionado na capa e é habitualmente designado de Led Zeppelin IV, na linha dos três anteriores registros da banda. Os catálogos da Atlantic Records costumam chamar deZosoFour Symbols (Quatro Símbolos) e The Fourth Album (O Quarto Álbum). O guitarrista dos Led Zeppelin, Jimmy Page, frequentemente refere-se ao álbum em entrevistas como Led Zeppelin IV, enquanto que o vocalista Robert Plant designa-o de "o quarto álbum, mais nada".

Não apenas o álbum não tinha nome, mas o nome da banda também não aparecia em sua capa. O álbum incluía faixas como "Black Dog", o misticismo folk de "The Battle of Evermore" (cuja letra foi inspirada em "O Senhor dos Anéis") e a combinação dos dois estilos em "Stairway to Heaven", um sucesso estrondoso nas rádios, aclamada por muitos como sendo o maior clássico do rock de todos os tempos, e acabou sendo editada como single sem a autorização da banda. O álbum contém ainda uma memorável regravação de "When the Levee Breaks" de Memphis Minnie.

 
Símbolos dos integrantes da banda, que aparecem pela primeira vez no álbum Led Zeppelin IV.

O álbum liderou as paradas, e subsequente a turnê de concertos da América do Norte do Led Zeppelin em 1973 bateu recordes de atendimento, como eles sempre cheios de grandes auditórios e estádios. No Tampa Stadium, em Flórida, eles tocaram para 56.800 fãs (quebrando o recorde estabelecido porThe Beatles no Shea Stadium em 1965), e arrecadou 309.000 dólares[27].

É um dos álbuns mais vendidos da história, com mais de 23 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos, e da sua enorme popularidade cimentou o status de superstars do Led Zeppelin na década de 1970[36]. As vendas a nível mundial estimam-se para cerca de 37 milhões de cópias, sendo outro álbum que está presente na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame[6].

O álbum seguinte, Houses of the Holy, lançado em 1973, continha músicas mais longas e experimentais, com o uso de sintetizadores e arranjos de cordas feitos por Jones em músicas como "The Song Remains the Same", "No Quarter" e "D'yer Mak'er". Esse álbum bateu os recordes de audiência, tendo chegado ser ouvido por mais de 50 mil pessoas. Três concertos no Madison Square Garden foram filmados para a realização de um filme, mas o projecto foi adiado por vários anos.

O álbum marca uma mudança no estilo do som da banda. Os riffs de guitarra se tornaram mais trabalhosos, com tecnicas e influências do blues. Mesmo assim não deixou de ser mais um excelente trabalho da banda, tendo sido outros sucesso de vendas no mundo, além de ser considerado o 149º melhor álbum de todos os tempos pela Rolling Stone.

 
Led Zeppelin ao vivo no Chicago Stadium, em janeiro de 1975.

Foi o último álbum lançado pela Atlantic Records, pois em 1974 o quarteto lançou seu próprio selo, a Swan Song Records. Swan Song era o título de uma música do Led Zeppelin que nunca foi lançada, tendo sido gravada posteriormente com o nome "Midnight Moonlight" no primeiro álbum dos "The Firm", banda criada por Page após o fim do Led Zeppelin. Além dos álbuns do próprio Led Zeppelin a "Swan Song" editou álbuns de Bad Company,Pretty ThingsMaggie BellDetectiveDave EdmundsMidnight FlyerSad Café e Wildlife.

Em 1975, foi lançado Physical Graffiti, o primeiro álbum duplo para a Swan Song. Este álbum incluía músicas que sobraram dos 3 álbuns anteriores e mais algumas novas. Mais uma vez a banda mostrou a sua enorme diversidade de estilos, que iam do folk e rock progressivo ao heavy metal.

Pouco tempo depois do lançamento de Physical Graffiti toda a produção anterior do Led Zeppelin atingiu a lista dos 200 mais vendidos, o que nunca tinha sido visto anteriormente[30]. A banda embarcou para mais uma turnê pelos Estados Unidos, batendo novos recordes de audiência. No fim do ano, tocaram 5 noites seguidas no Earl’s Court (esses concertos foram gravados em vídeo e editados apenas 28 anos depois em DVD). Nessa altura, no pico da sua carreira, eram considerados por muitos como a "A Maior Banda De Rock Do Mundo"[28].

Se a popularidade da banda em palco era impressionante, a sua fama pelos excessos era ainda maior. Eles viajavam num jato particular, alugavam pisos inteiros de hotéis, e tornaram-se objecto de algumas das histórias mais famosas, envolvendo danos materiais a quartos de hotel, aventuras sexuais, abuso de drogas e culto à magia negra.

Hiato de turismo e de retorno (1975-77)

 
Jimmy Page e Robert Plant, em uma turnê na cidade de Chicago, nos Estados Unidos em 1977.

Em 1976, a banda fez um intervalo nas turnês e começou a filmar segmentos fantásticos para o filme ainda não editado. Durante esse intervalo,Robert Plant quebrou um tornozelo num acidente de carro; impedidos de fazer concertos, a banda entrou em estúdio para gravar o seu sétimo álbum, Presence[28]. O álbum conquistou disco de platina antes de chegar às lojas, algo inédito para a época, e marcou mais uma guinada no estilo da banda, que abandonou os arranjos complexos dos álbuns anteriores se afastando gradativamente do heavy metal[28]. Mas o pior para Plant ainda estava por vir: durante a turnê do álbum nos EUA, seu filho Karac morreu de uma infecção estomacal.

No final de 1976, sai finalmente o filme The Song Remains the Same e a sua trilha sonora[37]. Embora a gravação do concerto datasse de 1973, esse seria o único documento filmado do grupo lançado oficialmente durante os 20 anos seguintes.[37] Uma curiosidade sobre a trilha sonora desse filme é que o "setlist" do concerto do filme não coincidia com as músicas no álbum: algumas músicas do filme não apareceram no álbum e vice-versa[37]. Esse álbum seria o único disco ao vivo oficial disponível, até a edição de BBC Sessions em 1997[30].

Em 1977, o Led Zeppelin embarcou em outra turnê norte americana. A banda registrou outro recorde de público em 30 de abril com 76.229 pessoas no Pontiac Silverdome.[38] Foi de acordo com o Guinness World Records, o maior show para com um público no ano.[39]

 
Pontiac Silverdome, em Michigan, onde a banda estabeleceu um recorde de maior público em 1977, com 76.229 pessoas.

Em 1978, a banda voltou ao estúdio para as gravações de In Through the Out Door, álbum lançado em 20 de agosto, aniversário de Robert Plant. Esse álbum continha "All My Love", dedicada a Karac, seu filho[40]. Agora eram 8 discos no Top 200 da Billboard e shows com ingressos esgotados por todos os lados, provando que o Led Zeppelin ainda era uma banda forte. Embora o Led Zeppelin nessa época já fosse considerada uma banda antiga, eles ainda arregimentavam uma enorme legião de fãs, tendo esse álbum chegado ao topo da lista dos mais vendidos, tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos. No entanto há que se notar que o Led Zeppelin desde o álbum Presence e então com In Through the Out Door começava uma série de experimentações que estavam deixando meio de lado o heavy metal que eles ajudaram a criar, seus riffs já não eram tão pesados e marcantes. In Through the Out Door foi um disco onde John Paul Jones e Robert Plant assumiram muito do controle criativo da banda[41]. Jones maravilhado com a aquisição de novos teclados Yamaha acabou por levar a banda para um lado mais progressivo. Nessa época o Reino Unido vivia a ascensão do Punk Rock e o Led Zeppelin estava cada vez mais distante de seu famoso som inicial, que era chamado pejorativamente de dinossauro pelos punks ingleses. Esse tipo de referência pejorativa que os garotos punks faziam ao Zeppelin, somados aos excessos de Jones e Plant nas gravações levaram John Bonham a demonstrar seu descontentamento com o referido disco. Em um pub inglês ele chegou a comentar com Jimmy Page que eles dois (Bonham e Page) deveriam assumir o controle da banda após In Through the Out Door e lançarem um disco pesado para dar combate ao então punk rock inglês, contudo esse fato nunca chegou a se concretizar devido a morte de Bonham em 1980.

Morte de Bonham e o fim (1978-1980)

 
Após a morte de John Bonham (foto de 1975) em 25 de Setembro de 1980, os membros remanescentes do Led Zeppelin decidiram dissolver o grupo.

Em novembro de 1978 o grupo gravou na Polar Studios em Estocolmo, na Suécia. O álbum resultante, In Through the Out Door, exibiu a experimentação sonora que novamente chamou reações mistas dos críticos.[28] No entanto, o álbum alcançou o número um no Reino Unido e os Estados Unidos em apenas uma semana o seu segundo no Billboard album chart. Com o lançamento deste álbum, o catálogo inteiro do Led Zeppelin voltou ao Billboard Top 200 nas semanas de 27 de Outubro e 3 de Novembro de 1979.

Em agosto de 1979, depois de dois shows de aquecimento em Copenhague, Led Zeppelin anunciou dois concertos no Festival de Música de Knebworth, tocando para cerca de 104 mil pessoas na primeira noite.[42] Uma breve e discreta turnê européia foi realizada entre Junho e Julho de 1980, com um conjunto despojado sem os longos e habituais e solos e congestionamentos.[43] Em 27 de junho, em um show em Nuremberg, na Alemanha, o concerto veio a uma parada abrupta no meio da terceira música, quando Bonham teve um colapso no palco e foi levado às pressas para o hospital.[26] A especulação na imprensa sugeriu que seu colapso teve sido o resultado de consumo excessivo de álcool e uso de drogas, mas a banda afirmou que ele simplesmente comeu demais.

Em 24 de outubro de 1980, Bonham foi pego pelo assistente do Led Zeppelin Rex King para assistir aos ensaios no Bray Studios. Durante a viagem Bonham pediu para parar para o café da manhã, onde ele bebeu quatro vodkas quádruplas com um pedaço de presunto.[44] Ele continuou a beber muito quando ele chegou ao estúdio. Os ensaios foram interrompidos na tarde daquela noite, e a banda se retirou para a casa Old Mill de Page em Clewer, Windsor. Uma autópsia não encontrou outras drogas no corpo de Bonham. Bonham foi cremado em 10 de outubro de 1980, e suas cinzas enterradas na igreja paroquial de Rushock em Droitwich, Worcestershire.[37]

Em 25 de setembro de 1980John Bonham foi dado como morto asfixiado por seu próprio vômito em um quarto da mansão de Jimmy Page. Sua morte serviu para dar fim à carreira do Led Zeppelin. A banda se preparava para uma série de turnês pelos Estados Unidos e ensaiava, mas, após esse incidente, a banda foi desfeita rapidamente, pois não haveria mais condições de continuar com o nome Led Zeppelin.

Pós-fim

 
Led Zeppelin em 2007, da esquerda: John Paul JonesRobert PlantJimmy Page.

O primeiro projeto pós-Led Zeppelin da banda foi o The Honeydrippers, um grupo formado por Jimmy Page e Robert Plant, junto aos guitarristas Jeff Beck, Paul Shaffer, e Nile Rodgers. Plant cantava na banda com um estilo diferente do Led Zeppelin, em um gênero mais R&B, com destaque para o cover de "Sea of Love", que alcançou a posição número três nas paradas da Billboard no início de 1985.

Dois anos após a morte de John Bonham, a banda editou Coda, uma coleção de músicas não-editadas, inicialmente tocadas em um concerto da banda no Royal Albert Hall, em 1970, cada secção a partir do Led Zeppelin III até Houses of the Holy, o álbum póstumo contava ainda com um som instrumental de tambor de John Bonham de 1976, chamado de "Bonzo's Montreux".

Em 13 de Julho de 1985, o Led Zeppelin reuniu-se para o concerto Live Aid, com Tony Thompson e Phil Collins na bateria. Um ano depois Page, Plant e Jones voltam a reunir-se com Tony Thompson, com o intuito de voltarem a tocar como Led Zeppelin, mas um grave acidente de carro envolvendo Thompson, pôs fim a esta intenção[46]. Eles voltaram a se reunir 1988, com Jason Bonham no lugar que foi de seu pai, para o 40º aniversário da Atlantic Records. Esta formação ainda voltou a tocar no 21º aniversário da filha de Bonham, Cármen, e no casamento de Jason.

Page e Plant, sem Jones, voltaram a reunir-se em 1994 para contribuir para a série "Unplugged", da MTV, intitulado "No Quarter". Jones não gostou de não ter sido chamado para essa gravação, especialmente porque o título do álbum, "No Quarter", vem de uma música de mesmo nome, que contém muito de seu trabalho. O estresse entre ele e Page e Plant foi ainda mais agravado quando, em uma entrevista coletiva Plant disse que ele estava "estacionando o carro" .

 
Jason Bonham, filho do baterista John Bonham. Em algumas ocasiões, ele substituiu seu pai nas reuniões do Led Zeppelin.

Em 1997, foi lançado o primeiro álbum do Led Zeppelin em 15 anos, BBC Sessions. Esse álbum duplo incluía a quase totalidade das gravações que a banda tinha feito para a BBC, embora alguns fãs tenham notado a falta de uma sessão de 1970 que incluía a música nunca editada "Sugar Mama". A essa altura, a "Atlantic" editou um single de "Whole Lotta Love", que se tornou o único single da banda.

Em 2003, foi lançado o álbum How the West Was Won e o DVD Led Zeppelin, um conjunto cronológico de seis horas de imagens ao vivo. No fim do ano, o DVD tinha vendido mais de 520 mil cópias, o DVD musical mais vendido da história.

Em 2006, a banda recebeu o Prêmio Polar de Música, um dos mais prestigiosos do mundo, como melhor banda de rock de todos os tempos.

No dia 10 de setembro de 2007, Jimmy PageRobert Plant e John Paul Jones se reuniram em Londres e anunciaram seu retorno aos palcos em uma única apresentação para vinte mil pessoas em um show em homenagem a Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records, morto em 2006. A renda da apresentação foi destinada a uma instituição que concede bolsas. Eles anunciaram ainda que, no dia 13 de novembro de 2007, seria lançado um novo CD intitulado Mothership, uma coletânea de canções escolhidas pela própria banda e com nova remasterização, para substituir as coletâneas Early Days e Latter Days lançadas anteriormente e que não foram consideradas com o "padrão de qualidade" do Led Zeppelin. O concerto foi realizado em 10 de dezembro de2007, em Londres, e contou com a presença de Jason Bonham na bateria. Em 2008, Jimmy Page e John Paul Jones tocaram "Rock and Roll" e "Ramble On", junto com Dave Grohl e Taylor Hawkins, no DVD Foo Fighters Live At Wembley Stadium.

Em 7 de janeiro de 2009, o manager de Jimmy Page, Robert Mensch, declarou que os planos de reviver a banda foram abandonados.

Gêneros musicais

 
John Paul Jones tocando com a banda em Mannheim, Alemanha, em 1980, em sua última turnê.

A banda já foi classificada em diversos gêneros musicais: heavy rockrock progressivohard rock[41]heavy metal[11][2][41]blues-rock,[3] e folk rock.[55] Page já explicou em entrevista para a Guitar World que tinha uma ideia muito clara do que queria fazer com o grupo: "Eu tinha várias ideias dos meus dias com o The Yardbirds. O Yardbirds me permitiu improvisar muito nas apresentações ao vivo e eu comecei a construir um livro de anotações de ideias que, eventualmente, usei com o Zeppelin. Além dessas ideias, eu também queria acrescentar texturas acústicas. Finalmente, eu desejava que o Zeppelin fosse um casamento deblueshard rock e música acústica coberto por refrões pesados/heavy—combinação que nunca tinha sido feita antes. Um monte de luz e sombra na música.".[56]

As canções da banda foram, ao longo dos anos, alvo de muitas versões; os americanos Dread Zeppelin fizeram a carreira à custa de versões e paródias das músicas do Led Zeppelin; Alexis Korner fez uma versão de "Whole Lotta Love", que foi durante muitos anos o tema do "BBC Chart Show"; Tina Turner também fez uma versão da mesma música; e a London Philharmonic Orchestra fez um tributo que incluía "Stairway to Heaven", "When the Levee Breaks" e "Kashmir".

O guitarrista Stanley Jordan fez um boa interpretação instrumental de "Stairway to Heaven", canção cujos solos eram frequentes em uma montagem cinematográfica dos anos 80 do livro de Marcelo Rubens PaivaFeliz Ano VelhoFrank Zappa também gravou "Stairway to Heaven". Uma banda brasileira que fez uso de uma canção do Led Zeppelin foram os cariocas do Planet Hemp, que adicionaram à parte instrumental de "The Ocean" uma letra de autoria deles e o som foi batizado de "Adoled", que foi editado no disco Os Cães Ladram mas a Caravana não Para de 1997.

Em 1995, foi editado Encomium, um disco tributo ao Led Zeppelin com vários artistas modernos dos mais diversos estilos. Destacam-se no disco a versão notável de "Dancing Days" interpretada pelo grunge Stone Temple Pilots e as versões pesadissímas de bandas modernas de metal influenciadas pelo Led Zeppelin como Helmet em Custard Pie e Rollins Band com Four Sticks.

Legado

 
Robert Plant em um concerto do Led Zeppelin nos Estados Unidos em 1973. Plant cujo estilo musical vem influenciando o estilo rock.

A influência do Led Zeppelin se mostrou poderosa em bandas de heavy metalthrash metal e metal alternativo dos anos 90 que regravaram em estúdio ou ao vivo diversas covers da banda. Muitas destas assumiram publicamente ter o Led Zeppelin como sua maior influência. Dentre as bandas influenciadas tivemos regravações diversas como Tool gravando "No Quarter" no CD/DVD Salival de 2000, Korn com "Whole Lotta Love" e "Immigrant Song" nos ensaios de seu acústico para MTV, os já citados Helmet com "Custard Pie" e Rollins Band com "Four Sticks" no disco EncomiumCrowbarao vivo com "No Quarter", Down ao vivo com "Dazed and Confused" em 2007, Megadeth com "Out on Tiles" nas edições especiais do disco United Abominations de 2007[57]Soundgarden com diversos covers ao vivo como "Whole Lotta Love", "Communication Breakdown" e "Stairway to Heaven"[58]. O grupo brasileiro Angra regravou "Kashmir" para um CD tributo ao Led Zeppelin em 2002. O Oasis costumava tocar o riff de "Whole Lotta Love" após o encerramento da música "Cigarettes & Alcohol" em seus shows, performance que pode ser encontrada no CD e DVD ao vivo Familiar to Millions, editado em 2001. A banda Cachorro Grande já interpretou duas vezes a música D'yer Mak'er no programa Altas Horas e também cita o Led Zeppelin como uma das influências para o seu disco Cinema.

Ao contrário de muitos dos seus contemporâneos, a banda sempre foi muito protetora das suas músicas e raramente autorizava que elas fossem usadas para outros fins. Mais recentemente, eles foram se tornando mais flexíveis, podendo-se ouvir música dos Zeppelin em filmes como Almost Famous e Escola de Rock.

Nos extras do filme Escola de RockJack Black manda um recado aos integrantes do Led Zeppelin, para autorização da música "Immigrant Song" ser tocada no filme, e se refere a eles como "Deuses do Rock" e a maior banda de rock de todos os tempos, fato já apresentado pela revista Rolling Stone.

Formação

A banda chamava ao seu empresário, Peter Grant, de o "quinto elemento"[59].

Discografia








Robert Anthony PlantCBE (West Bromwich20 de agosto de 1948) é um musicocantor, e compositor britânico de hard rock, famoso pelo seu trabalho com o Led Zeppelin. Durante a carreira, Plant influenciou diversos artistas, como Freddie Mercury e Axl Rose. Atualmente, Plant revitalizou o projeto Band of Joy, banda a qual pertenceu antes do Led Zeppelin, em 1967.

Foi eleito o 15º melhor vocalista da história pela revista Rolling Stone , e em 2006 a revista Hit Parader colocou Plant como o "melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos.

Robert Anthony Plant nasceu em 20 de Agosto de 1948, em Bromwich, Staffordshire, Inglaterra.

Robert começou a cantar profissionalmente em pubs e clubes com apenas 16 anos de idade, participando de diversas bandas. Fez sua estréia no disco gravando dois compactos (solo) para a CBS em 1966 (Our SongLaughlin Crying Laughlin) e 1967 (Long Time ComingI´ve Got the Secret).

Em seguida à fase solo, Plant foi cantar em uma banda chamada Band of Joy – onde se reencontrou com John Bonham, que já conhecia desde os tempos em que tocaram juntos no Crawling King Snakes. Band of Joy chegou a gravar pela Decca no final de 1967, mas sem sucesso algum, embora a banda tivesse prestígio

Em 1968, Jimmy Page estava reformando os Yardbirds depois da saída de Jeff Beck do grupo. A ideia de Jimmy Page era formar um super-grupo e começou chamando Steve Marriott (Small Fazes) e Steve Winwood (Traffic) - porém somente conseguiu a adesão de John Paul Jones. Para o vocal, Jimmy Page e John Paul Jones convidaram Terry Reid, mas Reid inexplicavelmente recusou o convite, e sugeriu Robert Plant – que na época cantava no Hobsweedle - para o cargo. Assim, Plant entrou para a banda como uma segunda opção. Mesmo depois de entrevistado e aprovado por Page, Jones, e Peter Grant (empresário do Led Zeppelin), Robert Plant participou de uma sessão de gravação com Alexis Corner em setembro de 1968.

Rapidamente, Plant tornou-se um dos maiores cantores de rock da história, com seu estilo “poderoso”, e interpretação de blues e folk, dava seus “babes” ao microfone... Os agudos rasgados de Plant influenciaram vários cantores de rock e metal, como Freddie MercuryAxl Rose,Kurt Cobain, e Rob Halford. Esse último chegou a mencionar a influência de Plant, dizendo: “Nos anos 70, nós dizíamos: Se esse cara canta tão agudo assim, então eu também posso.”

Plant ficou onze anos no Led Zeppelin, até o desmembramento da banda em 1980, causado pela morte do baterista John Bonham. Por ser amigo de Bonham desde a juventude, Plant decidiu por vezes abandonar os planos de reerguer o Led Zeppelin

Depois do termino do Led Zeppelin, Plant saiu em carreira solo, e lançou 15 discos. Saiu em turnês, as vezes acompanhado do ex-colega de banda Jimmy Page, com o projeto intitulado Page& Plant, onde voltaram a tocar vários clássicos do Led Zeppelin (alguns nunca haviam sido tocados ao vivo antes, como Hey Hey What Can I Do) como What is and what should never Be, e Ramble On .Também gravaram clipes inéditos para as musicas: Nobody´s Fault But Mine, e Black Dog. A união dos dois rendeu um video gravado em 1994.

Em 31 de dezembro de 2008 foi agraciado com o título honorífico de Comandante do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.

Em 2009 ganhou prêmios em 5 categorias do Grammy Award em dueto com Alison Krauss, com o album Raising Sand.


Em 2012 gravou um álbum com sua nova banda Sensational Space Shifters que conta com os integrantes da banda Strange Sensation e Justin Adams. O novo grupo se inspira nas raízes do Mississippi, Appalachia, Gambia, Bristol e nas montanhas de Wolverhampton

Reconhecimento

Considerado por muitos um dos maiores vocalistas da história do rock, foi nomeado por uma revista norte americana em 2008, como sendo o melhor vocalista de metal. Robert deixou para trás nomes como: Bon Scott (AC/DC), Freddie Mercury (Queen), Rob Halford (Judas Priest),Steven Tyler (Aerosmith), Sebastian Bach (Skid Row), Ozzy Osbourne (Black Sabbath), Bruce Dickinson (Iron Maiden),Axl Rose(Guns N' Roses), Paul Stanley e Gene Simmons (Kiss) e Ian Gillan (Deep Purple). Na lista estavam presentes também Jimi HendrixMick Jagger e David Bowie, tendo sido eleito por mais duas vezes por votação popular, uma em 2009, feita pela rádio digital Planet Rock (e que contou com a opinião também de críticos musicais e personalidades do mundo do rock) e uma outra em 2011, feita pela conceituada revista Rolling Stone.

Vida Pessoal

Casou-se com Maureen Wilson em 9 de novembro de 1968, com quem teve três filhos: Carmen (1968), Karac (1972-1977, que morreu de um vírus, sendo a razão da interrupção da turné da banda Led na América do Norte.E e Logan (1979). Em agosto de 1983 eles se divorciaram. Mais tarde, Robert Plant teve outro filho com Shirley Wilson (irmã de Maureen), cujo nome é Jesse Lee (1991)


Outros

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

James Patrick PageOBE, mais conhecido como Jimmy Page (Heston9 de janeiro de 1944), é um lendário guitarristacompositor eprodutor inglês, conhecido como um dos guitarristas que mais influenciaram o rock 'n' roll[1]. Page começou sua carreira como músico de estúdio em Londres e foi, posteriormente, um membro do The Yardbirds de 1966-1968, após o qual fundou a banda de rock Inglês Led Zeppelin.

Jimmy Page é frequentemente citado e considerado por muitos críticos, fãs e colegas musicais como um dos guitarristas mais influentes e um dos mais importantes compositores do rock.[1][2][3] Foi classificado em sexto lugar em uma lista dos melhores guitarristas pela revista Time, em 2010 ficou em segundo lugar na lista Gibson, e em terceiro lugar na lista dos 100 maiores guitarristas da história pela revista Rolling Stone. Page, que tocou nos Yardbirds, juntamente com Jeff Beck e Eric Clapton, foi um dos primeiros guitarristas a popularizar o uso da distorção e 'feedback' eletrônicos com a fuzzbox de Roger Mayer. Possui uma música muito intensa, com célebres riffs como o de "Whole Lotta Love", e poderosos solos como o da famosa canção "Stairway to Heaven".

Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame duas vezes, uma como um membro de The Yardbirds em 1992, e uma vez como um membro do Led Zeppelin, em 1995

 

James Patrick Page nasceu num subúrbio do norte de LondresHeston, em Middlesex. Seu pai era um gerente industrial e sua mãe, secretária pessoal de um médico.

Em 1952 eles se mudaram para Feltham, e depois novamente para Miles Road, Epsom, em Surrey, que é onde Page se deparou com sua primeira guitarra. "Eu não sei se [a guitarra] foi deixado para trás pelas pessoas [na casa] antes [de nós], ou se era um amigo do casal -. Ninguém parecia saber por que ele estava lá".

Quando eu cresci, não havia muitos outros guitarristas ... Havia um outro guitarrista na minha escola que realmente me mostrou os primeiros acordes que aprendi, e eu fui de lá. Eu estava entediado então eu aprendi sozinho a tocar guitarra ouvindo discos. Então, obviamente, era uma coisa muito pessoal.

Jimmy Page começou a aprender a tocar guitarra quando tinha 12 anos. As suas primeiras influências foram os guitarristas de rockabilly,Scotty Moore e James Burton, que tinham tocado ambos em gravações de Elvis Presley, e Johnny Day que tocou guitarra com os Everly Brothers[3]. A canção de Presley “Baby Let´s Play House" era uma das suas favoritas.

As preferências musicais de Jimmy, abrangiam também o folk acústico de Bert Jansch e John Renbourn, os sons do blues de Elmore James eB.B. King e o skiffle britânico. "Basicamente, esse foi o início: uma mistura entre o rock e o blues" No final de 2006 foi condecorado pela rainha Elizabeth II com o título de Sir.

Início da carreira

Aos 14 anos, Page entrou no concurso para descoberta de talentos da ITV, “Search for Stars”. Após deixar a escola, tinha o objetivo de trabalhar como assistente de laboratório, mas o seu amor pela guitarra e pela música obrigou-o a mudar de caminho. Neil Christian do The Crusaders, convidou-o para se juntar à banda, o que lhe trouxe a sua primeira experiência de digressões, e onde entrou pela primeira vez em um estúdio para a gravação de um single, “The Road to Love”.

Enquanto estudante, Page tocou muitas vezes no Marquee com bandas como: Cyril Davis All StarsAlexis Korner’s Blues Incorporated e com os guitarristas Jeff Beck e Eric Clapton. Uma noite foi visto por John Gibb dos Silhouettes, que lhe pediu para ajudar gravar uns singles para a EMI, "The Worrying Kid" e "Bald Headed Woman", mas só após ter recebido um convite de Mike Leander da Decca Records, é que Page começou a ter trabalho certo como músico de estúdio. A sua primeira gravação para esta editora, o single de “Jet Harris & Tony Meehan”, “Diamonds", chegou a Nº 1 de vendas nas tabelas de 1963.

Como músico de estúdio


 
Page tornou-se conhecido por tocar uma guitarra double-necked Gibson

Depois de fazer alguns trabalhos com Micky Finn, e Carter Lewis and The Southerners Page dedicou-se por completo ao trabalho de estúdio, incluindo “Twist and Shout” de “Brian Poole and The Tremeloes”, “Just like Eddie” dos “Heinz" e em 1964, “Heart of stone” dos Rolling Stones, “As tears go by” de Marianne Faithfull, “Tobacco road” dos “The Nashville Teens”, “The crying game” de “Dave Berry", e “Shout”, de “Lulu”. Sob os auspícios do produtor Shel Talmy, Page gravou “You really got me” dos Kinks, (embora houvesse uma disputa sobre quem teria tocado “guitarra solo”, se Page ou Ray Davies); gravou as partes de guitarra de “Baby please don’t go” dos Them e o solo de guitarra no primeiro single dos Who, “I can’t explain”, embora neste caso também exista um desacordo sobre a utilização ou não dessa gravação. Em 1965, Page foi contratado pelo empresário dos Rolling StonesAndrew Loog Oldham, o que lhe deu acesso a tocar em faixas de John MayallNico e Eric Clapton, na recém formada Immediate Records. Page também fez uma parceria breve com a sua namorada da altura, Jackie DeShannon. Ele também compôs e gravou músicas para John Williams. Estima-se que Jimmy Page tenha participado em 60% da música rock gravada em Inglaterra entre 1963 e1966.

Após ter sido convidado a substituir Eric Clapton nos Yardbirds em Março de 1965, Page declinou a oferta e sugeriu o seu amigo Jeff Beck. Em Maio de 1966, o baterista Keith Moon, o baixista John Paul Jones, o teclista Nicky HopkinsJeff Beck e Page gravaram "Beck’s bolero". A experiência deu a Page a ideia de formar uma banda com John Entwistle no baixo (em vez de Jones), porém a falta de um vocalista de qualidade e problemas contratuais mandaram o projecto abaixo como um “zeppelin de chumbo" (led). Passado pouco tempo foi oferecida outra vez a Page a oportunidade de se juntar aos Yardbirds e começou por tocar guitarra baixo com o grupo após a partida de Paul Samwell-Smith, até que Chris Dreja se moveu para o baixo, passando Page a dividir a guitarra com Jeff Beck. O potencial musical da formação entretanto afundava-se devido aos conflitos interpessoais causados pelas constantes digressões e à falta de sucesso comercial.

Page decidiu deixar seu trabalho em estúdios quando a crescente influência da Stax Records na música popular levou à maior incorporação de arranjos orquestrais para gravações em detrimento das guitarras. No entanto, ele afirmou que seu tempo como tocador de estúdios serviu como uma escolaridade muito boa para o seu desenvolvimento como músico:

Meu trabalho em estúdios foi inestimável. Em um ponto eu estava tocando em pelo menos três sessões por dia, seis dias por semana! E eu raramente sabia de antemão o que eu estava indo tocar. Mas eu aprendi coisas mesmo em minhas piores sessões - e acreditem, eu toquei algumas coisas horrendas. Eu finalmente desisti depois que eu comecei a receber chamadas para criar a Muzak. Eu decidi que não poderia viver mais nessa vida, mas estava ficando muito chato. Eu acho que foi o destino pois uma semana depois que eu tinha parado de fazer sessões, Paul Samwell-Smith deixou a banda The Yardbirds, e eu era capaz de tomar o seu lugar. Mas ser músico era uma boa diversão no começo - a disciplina no estúdio era grande. Eles haviam acabado de contar a canção fora, e você não poderia cometer erros.[10]

A formação do Led Zeppelin

Apesar da partida de Keith Relf e Jim McCarty em 1968, Page preferiu continuar com o grupo com uma formação nova e com o nome, The New Yardbirds. Após uma mão cheia de espectáculos realizados na sua primeira digressão, os “New Yardbirds” mudaram o nome para Led Zeppelin.

As experiências passadas por Page em estúdio com os Yardbirds foram críticas para o sucesso dos Led Zeppelin na década de 1970. Como produtor, compositor e guitarrista para a banda, Page era uma das maiores forças do rock nessa época, com sua guitarra Gibson Les Paul e amplificadores Marshall. O uso de diversas técnicas, tanto a tocar a guitarra como em gravação fizeram dos Led Zeppelin um protótipo para as futuras bandas rock, em especial para o chamado Hard Rock. Page se tornou especialmente conhecido por tocar sua Les Paul com um arco de violino, o que acabou entrando para o folclore do Rock.

O solo que Jimmy Page toca na canção "Stairway to Heaven" é considerado por muitos o melhor solo de guitarra de todos os tempos.

Pós Led Zeppelin

 
Page em 2008, no Mojo Awards.

Após a separação dos integrantes da banda Led Zeppelin, em 1980, Page tentou dar forma a um super grupo com ex membros dos Yes que se chamaria XYZ mas que não deu em nada. Em 1982, foi convidado pelo realizador Michael Winner para gravar a trilha sonora do filme Death wish III. Page fez um retorno bem sucedido aos palcos com a série de concertos de caridade “ARMS Charity” em 1983. Page juntou-se a RoyHarper para a gravação de um álbum e digressão. Em 1984, gravou com Robert Plant “In the guise of The Honeydrippers”. Vários outros projectos se seguíram comoThe Firm, com Paul Rodgers, trabalho de estúdio para Graham NashBox of Frogs, e Robert Plant, um álbum a solo Outrider, uma colaboração comDavid Coverdale em Coverdale Page, e um álbum ao vivo dos Black Crowes.

Em 1994, Page reúne-se com Robert Plant para o penúltimo MTV "Unplugged". O especial de 90 minutos chamado "UnLedded" foi premiado com as mais altas audiências da história da MTV. A trilha sonora desse concerto seria editada em 1995 como No quarter. Depois de uma digressão altamente bem sucedida em 1995 para a divulgação de “No quarter”, Page e Plant gravaram Walking into Clarksdale em 1998, o primeiro CD completo juntos desde 1979. Page foi um membro dos Led Zeppelin que deixou sempre aberta a opção para uma reunião do grupo.

Desde 1990, Jimmy Page envolveu-se em vários concertos de caridade e trabalhos afins, particularmente em The action for Brazil’s children trust (ABC Trust), fundado pela sua esposa Jimena Gomez-Paratcha em 1998. Jimmy Page foi homenageado pela banda brasileira cover de Led Zeppelin, Led Brazil, como forma de agradecimento pela colaboração do guitarrista com a causa das crianças de rua, auxiliado pela Task Brazil. Em 2008 participou do documentário A todo volume [It Might Get Loud], do diretor Davis Guggenheim, ao lado do The Edge (U2) e jack White (White Stripes).

Em novembro de 2006, o Led Zeppelin foi introduzido no UK Music Hall of Fame. A transmissão televisiva do evento consistiu em uma introdução para a banda por vários admiradores famosos (incluindo Roger TaylorSlashJoe PerrySteven TylerJack White e Tony Iommi), uma apresentação de um prêmio para Jimmy Page, e depois um curto discurso do guitarrista. Depois disso, o grupo de rock Wolfmother desempenhou um tributo ao Led Zeppelin, tocando a música "Communication Breakdown".

Reunion Concert

Em 10 de dezembro de 2007, todos os ex-integrantes do Led Zeppelin se reuniram e fizeram um show em Londres, no The O2 Arena, chamado de Reunion Concert, o Ahmet Ertegun Tribute Concert, a ocasião foi a comemoração e um tributo à Ahmet Ertegün, o fundador da Atlantic Records. Para substituir John Bonham, seu filho, Jason Bonham deu conta do recado. Isso fez com que as expectativas de uma turne de reunião se aumentassem, porém, desde 2007 nenhuma reunião do Led Zeppelin ocorreu novamente.

As guitarras

Jimmy Page sempre foi conhecido por fazer o uso extensivo das guitarras Gibson Les Paul. Tendo por muitas vezes usado versões modificadas dessas guitarras de maneira a conseguir timbres variados. Entre essas modificações, uma ficou famosa que foi a colocação de botões sob o escudo da guitarra que eram usados para defasar um dos captadores.

Vida pessoal

Page foi parceiro da modelo francesa Charlotte Martin de de 1970 até cerca de 1982 ou 1983. Page a chamava de "minha senhora". Juntos, eles têm uma filha, Scarlet Page (nascida em 1971), que é fotógrafa.

De 1986 a 1995, Page foi casado com Patricia Ecker, uma modela e garçonete. Eles têm um filho, James Patrick Page III (nascido em Abril de 1988). Page mais tarde se casou Jimena Gómez-Paratcha, onde ele conheceu na turnê No Quarter o Brasil.

Em 1972 Page comprou, de Richard Harris, a casa que William Burges (1827-1881) desenhada pelo próprio; a The Tower House, em Londres. "Eu tinha interesse de voltar para minha adolescência no movimento pré-rafaelita e a arquitetura de Burges", disse ele. "Que mundo maravilhoso para descobrir." A reputação de Burges repousa sobre seus projetos extravagantes e sua contribuição para o revival na arquitetura gótica do século XIX.

De 1980 até 2004, Page foi proprietário da The Mill House, Mill Lane, Windsor, que antigamente era a casa do ator Michael Caine. Na quela mansão morreu o baterista e membro do Led Zeppelin John Bonham.

De acordo com a lista do jornal The Sunday Times, os trabalhos ativos de Page lhe renderão cerca de 75 milhões de libras esterlinas,[16] ele atualmente reside em SonningBerkshire.

Uso recreativo de drogas

Page reconheceu o seu uso recreativo de drogas ao longo dos anos 1970. Em entrevista à revista Guitar World em 2003, ele declarou: "Eu não posso falar pelos outros membros [da banda], mas para mim as drogas eram parte integrante da coisa toda, desde o início, até o fim"[17]. Após a turnê da banda nos Estados Unidos, em 1973, Page disse Nick Kent, "Oh, todo mundo passou por cima algumas vezes. Eu sei que eu fiz e, para ser honesto com você, eu não me lembro muito do que aconteceu".

Em 1975, Page começou a usar heroína, fato atribuído a Richard Cole, que declarou que Page (para além de si mesmo) estava tomando o medicamento durante as sessões de gravação do álbum Presence, e que naquele ano, Page admitiu a ele pouco depois que ele estava viciado em drogas.

Em uma entrevista que deu à revista Q, em 2003, Page respondeu a uma pergunta sobre se ele lamenta ficar tão envolvido em heroína e cocaína:

Eu não me arrependo em tudo, porque quando eu precisava ser muito focado, eu estava muito focado. É isso aí. Ambos Presence e In Through the Out Door só foram registados em três semanas: a de que realmente está acontecendo alguma. Você tem que estar em cima dele.

Interesse pelo ocultismo

 
O símbolo de Page, derivado do signo de Saturno no álbum Led Zeppelin IV, derivado de um livro de 1557.

O aparecimento dos quatro símbolos na capa do Quarto álbum tem sido associada ao interesse de Page no ocultismo. Os quatro símbolos representando cada um dos membros da banda. O próprio Page chamava de "SoZo". O próprio SoZo teria aparecido pela primeira vez no livro Ars Magica Arteficii, de 1557, escrito pelo alquimista Gerolamo Cardano, onde foi identificado como um sigilo que consiste em signos do zodíaco. O símbolo também foi reproduzido no Dicionário de Ocultismo e Símbolos Alquímicos, de Fred Gettings, publicado em 1982.

Durante os passeios e apresentações após o lançamento do quarto álbum, Page muitas vezes tinha o símbolo ZoSo bordado em suas roupas, junto com os signos do zodíaco. Estes eram visíveis principalmente em seu "terno do dragão", que incluía os sinais de Capricórnio, Escorpião e Câncer que são dom de Page, Ascendente, e os sinais da lua, respectivamente.

A capa do álbum Led Zeppelin IV é de uma pintura de autoria de William Holman Hunt, uma pintura a óleo que Jimmy encontrou na cidade deReading, na Inglaterra, a capa foi inspirada na carta homônima no Baralho de Tarot The Hermit (O Eremita). Page transforma em personagem durante sua seqüência de fantasia no Led Zeppelin filme-concerto The Song Remains the Same.

No início da década de 1970, Page era dono da livraria e editora oculta "The Equinox Booksellers and Publishers" em Kensington High Street,Londres, a livraria acabou fechando como o crescente sucesso do Led Zeppelin no que resultou na falta de tempo suficiente para se dedicar a ela. A empresa publicou um facsimile da edição A Goetia de 1904 do ocultista Inglês Aleister Crowley.Page tem mantido um forte interesse em Crowley por muitos anos.

Page foi contratado para escrever a trilha sonora para o filme Lucifer Rising por outro ocultista e admirador Crowley, o diretor de cinema subterrâneo Kenneth Anger. Page finalmente produziu 23 minutos de música que Anger sentiu foi insuficiente porque o filme correu por 28 minutos e Anger queria que o filme tivesse uma trilha sonora completa. Anger alegou que Page levou três anos para entregar a música, e o produto final é de apenas 23 minutos de zumbido. O diretor também criticou o guitarrista na imprensa, chamando-o de um "diletante" no ocultismo e um viciado, e sendo também viciado em drogas para completar o projeto. Page respondeu que tinha cumprido todas as suas obrigações, mesmo indo tão longe a ponto de dar a Anger equipamentos de edição ao seu próprio filme para ajudá-lo a terminar o projeto.

Embora Page coletava obras de Crowley, ele nunca se descreveu como um Thelemita nem se ele já iniciado na OTO A Livraria Equinox e Casa Boleskine foram ambos vendidos durante os anos 1980, como Page resolvido na vida familiar e participou em trabalhos de caridade

Outros

Sessões de gravação pré Led Zeppelin podemser encontradas em várias compilações

 
 
 
 
 
 
 
 
John Henry Bonham (Redditch31 de maio de 1948 — Clewer25 de setembro de 1980) foi um baterista inglês membro da banda de rock eheavy metal Led Zeppelin, grupo de sucesso formado em 1968 pelo guitarrista Jimmy Page, junto ao vocalista Robert Plant e ao baixista e tecladista John Paul Jones. Bonham era estimado por sua velocidade, potência, e o seu pé direito rápido, sons característicos, e seu "sentir" para a música Groove. Ele é amplamente considerado um dos maiores bateristas da história da música rock.[1][2][3] Mais de 30 anos após sua morte, Bonham continua a angariar prêmios e elogios, incluindo uma lista dos leitores da Rolling Stone em 2011 colocando-o em primeiro lugar da lista como "o melhores bateristas de todos os tempos

John Henry Bonham nasceu em 31 de maio de 1948 em Redditch, Worcestershire, Inglaterra. Quando era muito pequeno costumava a batucar em caixotes e latas de café quando tinha apenas 5 anos, imitando os movimentos dos seus ídolos Gene Krupa e Buddy Rich (Vale lembrar que Bonham era um baterista autodidata). Aos quinze anos recebeu a sua primeira bateria a sério: uma Premier. Quando ele deixou a escola, para ajudar seu pai em uma empresa de construção. Seus pais sempre o apoiaram, outra pessoa que apoiou suas ambiçoes foi sua mulher, com quem ele tinha se casado com apenas 17 anos.

Em 1964 juntou-se à sua primeira banda, Terry Webb and The Spiders. Tocou depois para bandas como os The Blue Star Trio e The Senators, que editaram um single com algum sucesso chamado “She’s a mod”. Bonham gostou destas experiências, e decidiu fazer da música a sua vida. Tocou com os The Way of Life, mas devido à inactividade desta banda passou para os Crawling King Snakes, cujovocalista era Robert Plant. Durante este período, Bonham adquiriu a reputação de ser o baterista mais barulhento de Inglaterra, sendo muitas vezes convidado a parar de tocar, devido à sua tendência para partir as baterias.

Quando Jimmy Page pensou em formar os Led Zeppelin, convidou Robert Plant, que lhe sugeriu Bonham para a bateria, que assim passou à frente de B.J.Wilson dos Procol Harum e de Ginger Baker que viria a fazer parte do Cream, que, segundo se falava, pertenciam à lista de Page.

O próprio Bonham contava essa história: "Eu tinha duas ofertas excelentes: de Chris Farlowe e de Joe Cocker. Farlowe já tinha o nome feito e eu sabia que Cocker chegaria lá, mas quando vi meu amigo (Plant) aliado à Jimmy Page, não pensei duas vezes".

Bonham usava as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, a que ele chamava “árvores”. O seu estilo pesado inicial era bem demonstrado em “Immigrant song”,"Moby Dick", “When the levee breaks” e “The ocean”. Embora não fosse considerado tão solto como Keith Moon, nem tão respeitado pela crítica como Ginger Baker, a sua potência por detrás da bateria influenciou praticamente todos os bateristas dohard rock e do heavy metal. Os seus solos de bateria, primeiro em “Pat’s delight” e depois em “Moby Dick”, duravam normalmente pelo menos meia-hora; Bonham usava inclusive as mãos, obtendo assim um som diferenciado.

Em 1974 entrou no filme “The son of Dracula” tocando bateria. Muitos dos fãs do Led Zeppelin consideram que a sua atuação no filme The song remains the same do Zeppelin, terá sido a melhor de todos os membros do grupo.

 
O símbolo de Bonham do álbum Led Zeppelin IV

O símbolo de Bonham (Três Círculos) tem diferentes interpretações: Homem-Mulher-Criança ou ele o copiou do logo da cerveja Ballantine.

No dia 12 de setembro de 2007Jimmy PageRobert Plant e John Paul Jones se reuniram em Londres e anunciaram seu retorno aos palcos em uma única apresentação para vinte mil pessoas em um show em homenagem à Ahmet Ertegün (falecido em 2006), fundador da gravadora do Led Zeppelin, a Atlantic Records, a renda da apresentação será destinada a uma instituição que concede bolsas educacionais. Jason Bonham, filho de John Bonham, tocou bateria na primeira apresentação da formação "original" do Led Zeppelin após 19 anos.

Família

John Bonham tinha dois irmãos: o seu irmão mais novo, Mick Bonham (1951-2000), foi um discotecário, autor e fotógrafo e sua irmã mais nova,Deborah Bonham (nascida em 1962), é cantora e compositora.

Bonham era casado com Pat Phillips, e o casal teve dois filhos: sua filha Zoë Bonham (nascida em 1975), que é cantora e compositora e também aparece regularmente com o Led Zeppelin em convenções e premiações. Jason Bonham (nascido em 1966), que é um baterista de rock, que ganhou sucesso com várias bandas incluíndo Foreigner e Bonham. Em dezembro de 2007, Jason Bonham tocou com o Led Zeppelin, bem como na sua apresentação no 40° Aniversário da Atlantic Records, em 1988.

Em 1970, Jason aparece tocando bateria no filme The Song Remains the Same. Zoë e Jason apareceram na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, em 1995, juntamente com os membros remanescentes do Led Zeppelin. Sua mãe, Joan Bonham, é uma das vocalistas do The Zimmers, uma banda de 40 membros criada como um resultado da BBC um documentário sobre o tratamento das pessoas idosas. Seu primo Billy Bonham (nascido em 1950), também tocou teclados para Terry Reid e Ace Kefford.

Morte

 
Lapide em memória de John Henry Bonhan, com seus restos mortais.

Bonham não gostava de se ausentar de casa e da família por longos períodos de tempo; Isto levou-o ao uso abusivo do álcool para controlar os seusnervos. Em 24 de Setembro de 1980, na viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava para a sua digressão pelos EUA, Bonham bebeu cerca de quarenta doses de vodka.

Quando terminou o ensaio foram para a casa de Jimmy Page em Windsor. Depois da meia noite, Bonham adormeceu e foi levado para a cama. Benji LeFevre encontrou o corpo de Bonham na manhã seguinte. Apesar do alarido feito pela imprensa sensacionalista, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu corpo. Foi diagnosticado de que Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito.

Como baterista

Em pesquisa feita pelo site DigitalDreamDoor em 16 de agosto de 2008 John Bonham foi considerado um dos melhores bateristas do mundo pelos seguintes critérios: inovação, originalidade e capacidade técnica. Na opinião dos fãs da banda, é o melhor baterista de todos os tempos. John Bonham utilizava baterias da marca Ludwig, de vários modelos, porém, os de destaque foram: Green Sparkle(1972) e Amber Vistalite(1973-1975)






John Paul Jones, nome artístico de John Baldwin (Sidcup3 de janeiro de 1946) é um multi-instrumentistabaixista e tecladista britânico. Jones foi baixistatecladista e um dos membros do Led Zeppelin até o desmembramento da banda após a morte de John Bonham, em 1980. Desde então, Jones vem desenvolvendo uma carreira solo. Também toca guitarrabandolimkotoharmónica e ukulele.

De acordo com o Allmusic, Jones "deixou sua marca na história da música rock & roll como um músico inovador, arranjador e diretor". Muitos baixistas notáveis do rock ​​foram influenciados por John Paul Jones, incluindo John DeaconGeddy LeeSteve HarrisFleaGene Simmons, e Krist Novoselic. Jones é atualmente parte da banda Them Crooked Vultures com Josh Homme e Dave Grohl, onde ele interpreta o baixopiano e outros instrumentos.

Jones nasceu em SidcupKent. John aprendeu a tocar teclados com o seu pai, que foi pianista em grandes orquestras nas décadas de 4050, principalmente com a “Ambrose Orchestra”. A sua mãe também pertencia ao mundo da música, o que permitia que a família muitas vezes fizesse digressões por Inglaterra. A suas influências abrangiam um grande leque de estilos, desde os blues de Big Bill Broonzy, aojazz de Charles Mingus e ao piano clássico de Rachmaninov. Aos 14 anos era organista e condutor do coro da igreja local e foi nessa altura que comprou as suas primeiras guitarras baixo.

O nome artístico John Paul Jones foi sugerido pelo seu amigo, Andrew Loog Oldham, depois de ter visto um cartaz de cinema com esse nome na França.

Início de carreira

A primeira banda em que Jones tocou, aos quinze anos, chamava-se “The Deltas”. Tocou baixo para um grupo de jazz-rock de Londreschamado “Jet Blacks”. A sua grande oportunidade surgiu em 1962, quando conheceu Jet Harris e Tony Meehan (recém-saídos dos Shadows) tendo tocado baixo para a sua banda durante dois anos[1]. Entre 1964 e 1968, John foi muito procurado para tocar baixo e teclados com artistas como os Rolling StonesHerman's HermitsDonovanJeff BeckCat StevensRod StewartShirley BasseyLulu, e muitos outros.

Durante as sessões de gravação de "Hurdy gurdy man" de Donovan, John conheceu Jimmy Page, tendo voltado a se encontrar no álbum "Little games" dos The Yardbirds onde John fez os arranjos orquestrais e tocou violoncelo na faixa de abertura. Quando Chris Dreja decidiu abandonar os Yardbirds para seguir a profissão de fotógrafo, John foi a primeira opção de Page para formar os The New Yardbirds que pouco depois mudaram o nome para Led Zeppelin.

Eu estava trabalhando nas sessões para a canção de Donovan, Hurdy Gurdy Man e John Paul Jones estava cuidando dos arranjos musicais. Durante um intervalo, ele me perguntou se eu poderia usar um baixista no novo grupo que estava se formando. Ele tinha uma formação musical adequada, e tinha ideias bastante brilhantes. Eu agarrei a chance de tê-lo.

Para além da sua importância como baixista, as suas aptidões como tecladista acrescentaram uma dimensão eclética à música dos Zeppelin, retirando–lhe o rótulo de ser apenas mais uma banda de hard rock[1]. No palco, a música preferida de John era “No quarter”, que muitas vezes chegava a demorar mais de meia-hora e incluía trechos de “Amazing Grace” e variações de peças clássicas de compositores como Rachmaninov.

O seu envolvimento com os Led Zeppelin não o afastou das sessões de estúdio, tendo participado em gravações de “Family Dogg”, Peter Green, “Madeline Bell”, Roy Harper e “Wings”.

Desde 1980, as suas colaborações incluem os “REM”, “Heart”, “Ben E, King”, “Mission”, “La Fura Dels Baus”, Brian Eno e “The Butthole Surfers”. Apareceu em vídeos e gravações de Paul McCartney.

O seu primeiro álbum a solo “Zooma” foi editado em 1999, seguindo de “Thunderthieh” em 2001, onde pela primeira vez Jones mostra os seus dotes vocais

No ano de 2005, Jones gravou uma linha de baixo no CD duplo dos Foo Fighters "In your Honor".

 
O símbolo de Jones do álbum Led Zeppelin IV

Em 2009, é formado um novo "Power Trio", com John Paul Jones (Led Zeppelin) no baixo e tecladosDave Grohl (Nirvana e Foo Fighters) nabateria e Josh Homme (Queens of the Stone Age) nas guitarras e vocais. Esse novo trio denomina-se "Them Crooked Vultures", e as primeiras impressões musicais já demonstram uma forte ligação com o estilo "Led Zeppelin" de se fazer música